Obesidade cristã

Obesidade cristã

obeso

Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timóteo 4:8

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
E todo aquele que luta de tudo se abstém; eles o fazem para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, uma incorruptível.
1 Corintios 9.25-26
Certa vez eu estava em minha casa eu e minha esposa, as crises de bronquite tinham se agravado e eu estava tomando os remédios em dia, embora contasse com a ajuda da minha mulher para cumprir a risca a receita.
Era uma tarde de sábado resolvemos tirar uma foto juntos, pois estávamos vendo as fotos na câmera e aquela era uma boa hora de guardar mais um belo momento.
Logo após o click, corri para ver a o resultado captado por minha câmera digital, quando olhei logo me deparei com algo que eu nunca imaginaria ver, eu que sempre fui um cara magrinho, porte físico de atleta de triatlo, estava ficando gordo e barrigudo. Desde então decidi dar um ponto final em minha quase barrigona de guaraná.
Decidi entrar em uma academia, parar de beber refrigerante e diminuir o consumo de massas.
Os textos que citei acima que se encontra em 1 Timóteo 4.8 e em 1 Corintios 9.25-26 tem por muito tempo sendo exposto muitas vezes por diversos pregadores para demonstrar como o exercício físico deve ser colocado de lado pelos cristão, ou ser considerado algo de pouco valor.
Com um discurso de que exercício físico na verdade denota vaidade e cuidado excessivo com o corpo, esses pregadores vem contribuindo para uma doença que cresce a cada dia nas igrejas evangélicas, a obesidade.
Isso também se alia a uma agenda cheia de compromissos que assumem certos pastores e presbíteros dentro da igreja, o que os deixa sem tempo de praticar exercícios físicos.
É muito comum você ver nas igrejas, irmão e irmãs gordinhos e esbeltos, se dedicando integralmente a obra e deixando de lado a pratica de exercício físico.
Mas na verdade se o texto acima diz que o exercício físico tem pouco proveito por que praticar então?
Devemos fazer uma interpretação completa e atual do texto para termos um entendimento contemporâneo daquilo que ele diz.
O Apostolo Paulo esta escrevendo uma carta a Timóteo um jovem pastor que possivelmente devia sofrer com choque da escolha entre pastorear, ou se destacar como os jovens de sua época que se dedicavam aos esportes. Poderia servir de um belo comparativo.
A bíblia é atual, em hipótese alguma o Apostolo Paulo esta proibindo a pratica de exercício físico, mas sim fazendo uma comparação entre a pratica de exercício e a pratica da caridade ou amor.
Hoje em nossos dias sofremos muito mais de doenças respiratórias cardiovasculares, do que eles em sua época.
Já no segundo texto ele fala de atletas profissionais que se dedicam integralmente a pratica de exercícios físicos, propriamente o atletismo. E acabam ganhando uma coroa corruptível.
Praticar um esporte hoje em nossos dias é primordial e necessária, tendo em vista que nosso tempo de vida é de apenas 70 anos em media.
Digerimos alimentos gordurosos, cheios de conservantes, somos viciados em pizzas, entre outros alimentos que só contribuem para o aumento de nossa gordura.
O que se vê hoje é uma geração de crentes obesos com dificuldade para se locomover, respirar, e fazer as tarefas diárias.
Crentes que se dedicam integralmente a obra e não separam um tempo para cuidar da saúde.
Em contraponto a esse fato quero colocar aqui um texto do próprio apostolo Paulo que se encontra em 1 Coríntios 3.16-17
Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é 0santo.
Muitas vezes ligamos esse fato de destruir o templo ao ato de colocar brinco grandes, tatuagens, piercings, mas nos esquecemos que a falta de cuidado com o corpo já se caracteriza uma destruição. Pois se você largar o templo sem cuidado ele enche de pó e sujeira, por isso é necessário manutenção.
Eu não estou aqui querendo criar uma elite de crentes bombados ou esteticamente padronizados, mas sim conscientizar o povo de Deus de que a pratica de exercícios físicos é algo bom para a conservação do corpo, o templo do espírito.
A pratica de exercícios físicos é algo primordial para o homem moderno.
Atualmente os médicos aconselham praticar no mínimo de 30 a 40 minutos de exercícios diariamente, ou ao menos 3 vezes por semana.
Esses exercícios podem trazer os seguintes benefícios
Queima de calorias e perda de peso; manutenção da tonificação dos músculos, Melhoria na circulação, melhoria nas funções cardíacas e pulmonares, aumento do autocontrole, redução do estresse, aumento da habilidade de concentração, melhoria na aparência, redução da depressão, melhoria na qualidade do sono, prevenção de pressão sangüínea e colesterol altos e diabetes.
Você viu quantas doenças podemos evitar apenas com a pratica de exercícios.
Logo quando me matriculei na academia vi que La dentro 80 por cento estavam praticando exercícios para tonificar seus músculos como forma de chamar a atenção e aumentar a alta estima.
Mas encontrei La os outros 20 por cento que assim como eu estavam preocupados com o condicionamento físico e a saúde.
Desde então alem de melhorar minha aparência esquelética aliado com uma grande barriga que mais parecia uma azeitona no palito, eu também diminui em cerca de 80 por cento minhas crises de falta de ar decorrentes da bronquite.
Hoje vejo uma igreja que fecha os olhos para os avanços que a ciência nos oferece.
Não adianta você pregar em sua igreja que a pratica de exercícios se dedicar ao corpo é perca de tempo e que isso é coisa do mundo, e ter que subir o monte de carro por não agüentar andar com falta de ar.
Não adianta os pastores criticarem seus membros por praticarem natação ou jogarem futebol 1 vez por semana e terem suas ovelhas ceifadas pelo câncer ou diabete, culpa da falta de esportes e péssima alimentação.
Ta certo, Deus faz milagres, mas ele não concorda com o relaxo, ou o alto desprezo.
Você pode se perguntar, por que Deus permitiu que aquele irmão tivesse infarto, ou aquela irmã morresse de câncer.
Mas ai te digo Deus não teve culpa se aquele irmão comia salgadinho na hora do almoço, coxinha oleosa na cantina da igreja, bolo de aniversário todo o domingo, pizza todo o sábado, lanche na hora da janta entre outras praticas alimentares suicidas. Ingerindo diversos alimentos ricos em gorduras e açúcar.
E se ao menos esses irmãos praticassem 30 minutos de exercícios físicos, para queimar a gordura do corpo e reforçar a sua condição física, isso bastaria.
Ainda não vi nenhum tipo de pesquisa que diagnosticasse as doenças mais comuns entre o povo cristão que vive sedentariamente mas creio que a obesidade estaria em primeiro lugar.
Como crente gosta de se alimentar sempre, é um povo festivo e comilão, é muito comum encontrar em seus cardápios, carne vermelha, ovos, pele de aves, ou frango, manteiga, laticínios, creme de leite, carne de porco, frituras, presunto, empanados, mortadela, pão, salame, churrasquinhos, queijos amarelos e peixes gordurosos, alimentos ricos em colesterol.
Outras doenças como: infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes, osteoporose, dislipidemia, doença pulmonar obstrutiva, crônica, asma, depressão, ansiedade, alem do aumento do risco de afecções osteomusculares e de alguns tipos de câncer como de cólon e de mama.
podem ser amenizadas e tratadas com a pratica de exercícios físicos e uma dieta balanceada.
Como começar.
Caso você seja idoso comece consultando o seu medico, faça um xecap para ver como anda seu templo do Espírito Santo por dentro, peça a ele exames que medem índice de gordura no corpo, diga a ele que você deseja iniciar a pratica de exercícios físicos, e peça a ele uma indicação.
Você pode começar com uma caminhada, Caminhar é um dos melhores exercícios físicos, um estudo feito na Universidade de Harvard revelou que este tipo de atividade reduz até 50% o risco de males cardíacos nas mulheres. Previne a hipertensão arterial, reduz os níveis de colesterol, ativa a circulação sanguínea, diminui em 17% o risco de um infarto, aumenta a capacidade cardiopulmonar e melhora também a freqüência cardíaca.
De todos os exercícios físicos a caminhada, poderíamos dizer que era o esporte preferido de Jesus, é o que reúne o maior numero de vantagens. Tai a explicação por Abraão e Saara serem velhos e fortes fisicamente, eram nômades e viviam caminhando.
Caso você queira tirar uma vantagem religiosa do esporte aproveite a caminhada para entregar panfletos evangelísticos, reúna um grupo de irmãs na igreja e faça uma caminhada juntas evangelizando, isso une o útil ao agradável.
Um grande abraço.

6 Responses to Obesidade cristã

  1. Bruno says:

    muito bom irei retornar a praticar as corridas que fazia antes da minha conversão , uma dúvida que eu me martelava á 7 meses … que Jesus
    o abençõe !

    • vanderley says:

      meu amado irmão, esta questão abordada é de extrema importancia, sou Prespitero da igreja Assembleia de Deus tenho 35 anos e pratico exercicios fisicos a praticamente 20 anos, pratico caminhada, musculação e ciclismo peso 96 quilos distribuidos por todo corpo não aparento ter este peso devido a forma fisica e tomo periodicamente suplementos, sendo eles proteinas, aminoacidosss e etc, sou bombeiro e necessito não somente para minha profissão mas para minha saude ter uma forma fisica boa, contudo isto minha santidade a Deus não é atingida, sou servo de Deus, conselheiro, casado tenho 3 filhos amo minha familia e nunca deixei de ser abençoado devido a isto.
      hoje os lideres tem instruir melhor seu povo, porque muitos interpretam mau a doutrina biblica, concordo com tudo que voce expressou, conheço um pastor que somente começou a praticar exercicios fisicos após seu 63 anos com indicação do cardiologista e devido um cancer adquerido, nosso corpo é templo de Deus e tem que ser cuidado, o problema é que muito nas igrejas cristãs espiritualisão de mais as coisas e esquecem que estão em um corpo fisico, que assim como o corpo presisa de alimento, agua,intimidades, e medicamentos ele tambem precisa de cuidados fisicos, tenho maior apoio da minha esposa e familia meu filhos seguem meu exemplo, são atletas, nem por isso deixam de ir a igreja escola dominical e por ai vai, deus abençoe amado, por esses dia tive a oportunidade de ministrar no ensinamento em minha igreja onde o tema foi, o cristão e a vida social, abordei um pouco sobre este assunto, um grande abraço fica na paz do senhorr.

  2. Izaias Teixeira Corrêa says:

    Creio que se as pessoas que se professam cristãos obedecessem as leis dietéticas ordenadas por Deus, em Gen. 1: 29, – Levíticos 11, não teríamos tantos “crentes” morrendo pelos mesmos males que se propagam entre os incrédulos! Agora chega um grupo de “pesudoteólogos”, (e isso já está fazendo 100anos aqui no Brasil) propagando que as leis divinas ordenadas no velho testamento foram abolidas!! Convenhamos!! Que absurdo! O Deus que conheço não muda,(Num. 23:19) e, nunca mudará sua palavra.
    A única lei de Deus que foi mudada foi a lei dos sacrifícios de sangue dos “inocentes cordeiros”, pois Cristo veio para ser ” o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”
    É muito triste ver que uma inumerável soma de pessoas estão sendo enganadas por diversos oportunistas, que lembram das leis de Deus somente daquela que trata dos dízimos e ofertas.

    Mas realmente não é dessa obesidade que estou em busca, mas sim daquela que o ” indivíduo se alimenta das belas mensagems proferidas no altar” engordam, digo, se alimentam e nada fazem pra levar o que ouvem aos que ainda não conhecem a Graça maravilhosa do nosso Senhor!
    Um abraço
    Izaias

  3. ivan says:

    QUERO DIZER MEU IRMÃO QUE VC FOI UTILIZADO PELO SANTO ESPIRITO QUANDO ENFATIZA A NESECIDADE DE CUIDADO DO TEMPLO.

  4. Prof. Ricardo says:

    Sensacional!
    Gostei muito do texto e vou recomendar a leitura. Confesso que as atividades diárias me impedem de fazer alguma atividade física (ha 2 anos fazia natação, musculação e corrida três vezes por semana!), mas voltarei à prática esportiva.
    Parabéns!
    Abraço

  5. ARNALDO says:

    Boa, as pena que muitos crentes nao aderem a essas praticas são bitolados
    ao extremo.
    Mas ainda bem que existem pessoas como vc que tem essa visão.

Deixar um comentário.

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: